terça-feira, 21 de julho de 2009

Gripe suína já matou mais de 700 pessoas no mundo; países se preparam para vacinação

RIO - A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou nesta terça-feira que a gripe suína já provocou mais de 700 mortes no mundo e que está se propagando no nível internacional a uma velocidade sem precedentes, diz a edição digital do "El País". Segundo todos os prognósticos, o outono no Hemisfério Norte vai elevar o número de contágios, mas vários países já começaram a se preparar com reservas de antirretrovirais. O último balanço publicado no site da OMS, em 6 de julho, mostrava 429 mortos pelo vírus H1N1.

A vacina contra a gripe ainda não está pronta, mas alguns países já planejam campanhas de vacinação. É o caso da França. As autoridades compraram 94 milhões de doses, que são suficientes para imunizar mais de 70% da população. Especialistas e autoridades acreditam que a maioria das pessoas vai precisar das vacinas. O Reino Unido comprou, até agora, 60 milhões de doses, suficientes para 30 milhões de cidadãos, quase a metade de sua população. Na Espanha, no entanto, a vacinação não será tão ampla. O governo local pagou por 37 milhões de doses. Segundo o governo, essa quantidade imunizaria 40% de seus 45,8 milhões de cidadãos.

A população imunizada varia para cada país. A OMS recomenda que a imunização seja gradual. A organização sugere a seguinte ordem de prioridade na vacinação: funcionários de Saúde, grávidas, doentes crônicos, adultos de 15 a 49 anos, crianças, adultos de 50a 64 anos e, por último, pessoas acima de 65 anos.

- Tem que vacinar primeiro os que mais precisam - disse Gregory Härtl, porta-voz da OMS.

A organização pediu aos países afetados que sigam "de perto os fatos incomuns", como, por exemplo, as infecções graves ou mortais em grupos de população, os sintomas pouco freqüentes que possam aponta um agravamento da periculosidade do vírus. A OMS se limitará a partir de agora a informar sobre os novos países afetados.

Na segunda-feira, uma nova etapa da campanha do Ministério da Saúde para reforçar a comunicação sobre a gripe começou a circular no Brasil. Foram produzidos filmes e spots com informações que informam sobre as formas de contágio, de transmissão e de tratamento da doença. O investimento da campanha, segundo o ministério, é estimado em R$ 5 milhões.

Foram confirmadas quatro novas mortes divulgadas pelo governo do Rio Grande do Sul, totalizando 15 casos fatais até agora no país. O ministério informou que há transmissão sustentada (sem contato com pessoas doentes de outros países) do vírus naquele estado e em São Paulo. Também existem perspectivas de que isso ocorra em outros estados. ( Três mil pessoas podem estar infectadas com o vírus da gripe suína no RS )

- Temos avaliado continuamente as dúvidas e procurado responder a todas as dúvidas que têm surgido. Cada vez mais, de acordo com a evolução da doença fora e dentro do país, o que muda é o conteúdo da informação - resumiu o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage.

- A partir do momento em que se tem o estabelecimento da pandemia, o conteúdo da mensagem passa a ser no sentido de priorizar aqueles grupos de maior risco para evitar a ocorrência de casos graves e óbitos.

noticia emitida pelo site http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/07/21/gripe-suina-ja-matou-mais-de-700-pessoas-no-mundo-paises-se-preparam-para-vacinacao-756903210.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário